AS PALESTRAS


Certificada em “História da Ópera”, “Geografia e Música” e autodidata em vários temas relacionados à música e arte, Anatasha Meckenna ministra palestras sobre diversos assuntos de interesse do público em geral e musicista. Um dos grandes atrativos das palestras é o fato delas serem “cantadas”, ou seja, Anatasha ilustra a apresentação com peças musicais pertinentes aos assuntos. A seguir, os principais temas das palestras ministradas.
  • História da Música – Das Eras Primitivas aos Dias Atuais
Desde as eras primitivas, a música faz parte das manifestações artísticas e também transmitiu a cultura dos povos que iniciavam seu processo de comunicação e registro de fatos cotidianos.
Nas pinturas rupestres, nota-se a presença de inúmeras reuniões e alguns rituais em que, utilizando instrumentos feitos de pele de animais e ossos, o homem fazia música.

  • História da Ópera
Engloba diversos aspectos desde a ideia à execução de peças musicais baseadas em histórias por meio de libretos. A ópera como ferramenta histórica de desvelar os acontecimentos e descrever através dos sons, os sentimentos e atitudes humanas.

  • Gêneros Musicais
Abordagem sobre a diversidade musical. Seu sincronismo e adaptação a temas diversos de cunho social (real), imaginativo (ficcional) e principalmente ligado às transformações do tempo.
Os Gêneros ajudam na identificação de fatos históricos de diversos matizes ocorridos durante a evolução da sociedade, agregando novos elementos.

  • Instrumentos Musicais
Trata-se da abordagem do estudo e pesquisa realizados para entender a evolução na arte musical por meio do aprimoramento e criação de novos instrumentos musicais e alguns que estreitamente estão relacionados a estilos específicos.

  • Musicoterapia
Temática da música usada como instrumento no tratamento de diversas intempéries humanas. Hoje, a própria ciência comprova a influência e atuação da música no indivíduo. Música hoje, que é capaz de reverter quadros de perturbação mental, disfunções biológicas e até mesmo o retardamento de doenças graves chegando à cura de algumas.

  • A Relação da Música com outras Ciências
A Música é história, geografia, matemática (vide sua forma de distribuições de valores a pura matemática de Pitágoras), física (a atuação e estudo das acústicas) etc.
Está diretamente ligada às ciências por se tratar de uma obra que retira de cada uma um elemento importante para sua formação.
Da literatura, a música extrai os versos para suas canções.
E o canto? O que é o canto se não a ciência de transmitir sons por meio da vibração dos corpos.


Um comentário: